Foto de Fevereiro/14

   José Israel Vargas no Universo Fantástico - Diversos

 

 

Em 21 de fevereiro tivemos a grande honra de receber no Universo Fantástico o Prof. José Israel Vargas;

um dos maiores cientistas brasileiros da 2ª metade do século passado.

Ele foi professor catedrático de físico-química e química superior da Universidade Federal de Minas Gerais; onde em 1989 recebeu o título de professor emérito.

Doutorou-se em 1959 pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Dirigiu grupo de pesquisas no centro de Estudos Nucleares de Grenoble, na França. Foi pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas;, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências e presidente da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento.

Frequentou com competência os meios políticos. Foi secretário de Ciência e Tecnologia do estado de Minas Gerais no governo Aureliano Chaves; secretário de Tecnologia Industrial, do Ministério de Industria e Comercio durante a gestão do ministro João Camilo Pena  e ministro de Ciência e Tecnologia nas gestões dos presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

Foi ainda embaixador do Brasil junto à UNESCO de abril de 2000 a julho de 2003 e merecedor de várias condecorações e honrarias por todo o mundo.

     

 

 

 

Galeria de fotos

Mande-nos sua foto