Foto de Novembro/09

Frei Rosário na VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Autores Diversos
 

       A VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu do dia 18 ao dia 24 de outubro passado. O Frei Rosário realizou o evento “Do Extremamente Grande ao Extremamente Pequeno” em parceria com o Museu de História Natural e Jardim Botânico (local de realização do evento e responsável pela infra-estrutura) e com o Laboratório de Micro Análises da UFMG (no dia 23 foi formada uma turma, entre os nossos visitantes, para visita a esse laboratório).
       Para chegar à “Aldeia da Ciência” o visitante tinha a opção de caminhar por uma trilha (aproximadamente 1 Km) ao longo de uma exuberante mata. A noção de escalas de distância lhes era apresentada.
       Montamos 8 tendas nesse evento:
1- O Sistema Solar: Escalas; Por que Plutão não é mais planeta?; As partes do Sistema Solar.
2- Telescópios: A invenção do telescópio; os principais tipos; como fabricar um telescópio em casa.
3- Cientistas: homenageamos nossos colegas, já falecidos, Francisco de Assis Magalhães Gomes e Letícia Myrrha.
4- Planetário: apresentações da aula “As Estrelas da Bandeira Brasileira - uma iniciação ao reconhecimento de estrelas e constelações”.
5- Auditório: Aula inaugural (“As 3 fronteiras da Ciência: o muito grande; o muito pequeno e o complexo” proferida pelo Prof. Alaor Chaves) e bate papo constante com os visitantes sobre o céu que vemos (complementando a aula do planetário).
6- Como a luz nos trás informações dos astros: experimentos de óptica geométrica.
7- Do extremamente pequeno ao extremamente grande: Escalas; Espectros; Óptica moderna.
8- Meteoritos: O que são os “Objetos menores” do Sistema Solar? Onde são encontrados? O que são os meteoritos? Apresentação do Meteorito de Bocaiúva (o maior encontrado em Minas Gerais).
9- Astronomia mesmo debaixo d’água!: teve dia que enfrentamos forte chuva que atrapalhou, mas não tirou a “alegria de aprender” dos visitantes.
10- Encerramento: Elias Sunshine Show – um show de calouros “à moda antiga”, onde com bom muito bom humor falamos da ciência apresentada nas tendas e, em especial, dos nossos homenageados. A presença do Magnífico Reitor Prof. Ronaldo Pena, e família, abrilhantou o show, assim como todo o evento.
       Agradecemos ao Museu de Mineralogia Djalma Guimarães, pelo empréstimo do
meteorito “Bocaiuva”; ao Prof. Aba Israel Cohen Persiano, pela coordenação do projeto encaminhado à Fapemig para obtenção de parte dos recursos necessários ao evento e à APC-Comunicação pela produção.

 

 

Galeria de fotos

Mande-nos sua foto